Update em 05/04/2017: Escolhido entre 451 iniciativas de todo o mundo, o guiaderodas ganhou na categoria “Inclusão e Empoderamento”.
Tornar a cidade melhor pode estar ao alcance do seu smartphone. Desenvolvido por brasileiros, o Guia de Rodas é um aplicativo colaborativo gratuito (iOS e Android) que ajuda as pessoas com dificuldades de locomoção a descobrir locais como lojas, bares, restaurantes, que prezam pela acessibilidade. Os mapas utilizam os dados do Foursquare. Os locais são classificados como “acessível”, “parcialmente acessível” e “não acessível”. Para colaborar é muito simples: basta incluir informações sobre o que notou nos estabelecimentos, como vagas especiais, circulação interna, banheiro e entradas. Demora somente 30 segundos para atualizar os dados.
O projeto foi idealizado a partir da experiência de seu fundador Bruno Mahfuz, que é cadeirante há mais de 15 anos, e desenvolvido em parceria de dois sócios. Criado há menos de dois anos, o app tem avaliações de estabelecimentos em mais de 700 cidades de 30 países. Ele está disponível gratuitamente tanto em português quanto em inglês e espanhol. Dados do IBGE apontam que 5 milhões de pessoas têm deficiência de mobilidade no Brasil.
Por seu impacto social e jeito criativo de informar, o aplicativo foi um dos vencedores do World Summit Awards – WSA Mobile, premiação global organizada pela cúpula da ONU (Organização das Nações Unidas).
Escolhido entre as 451 iniciativas de todo o mundo, o guiaderodas foi o único brasileiro selecionado. Ele ganhou na categoria “Inclusão e Empoderamento”. “Esse reconhecimento dá mais combustível para continuar alcançando mais pessoas. A gente engaja a sociedade de uma forma leve, sem apontar problemas, mas como a acessibilidade traz vantagens na vida de qualquer um”, disse ao Huffpost.