Cresça, motorista.

16/12/2014

 

Existem muitos motoristas que costumam beber antes de dirigir estão cientes dos riscos  e punições ao qual estão sujeitos. Entre 2009 e 2013, mais de 31 mil pessoas foram flagradas dirigindo sob o efeito de álcool na Austrália. A partir desses dados exibidos no seu site oficial, a Comissão de Acidentes Automobilístico da Austrália (MAC) lançou no final de setembro deste ano a campanha Grow Up (cresça, no sentido de amadureça). Como o nome sugere, a campanha quer mostrar para os motoristas que costumam dirigir após beber que este é um comportamento imaturo e irresponsável.

A metáfora não poderia ser mais apropriada. O filme mostra cinco crianças saindo de bares com uma chave na mão – ilustrando a intenção de  dirigir após consumirem bebidas alcoólicas –  e cita as desculpas que jovens e adultos costumam usar para justificar suas ações.  A campanha também tem cartazes veiculados em paradas de ônibus, pubs e boates do sul do país.

De acordo com o Ministro da Segurança Rodoviária, Tony Piccolo, em reportagem para o site Adelaide Now, a campanha funciona como um espelho para esses motoristas e ilustra o quão infantil, imaturo e irresponsável esse tipo de comportamento é. “As pessoas não querem ver suas crianças machucadas. Eles querem manter suas famílias seguras e mostrar esse espelho para eles irá mostrá-los como estão sendo irresponsáveis e como eles põem em perigo não só suas vidas como a de seus familiares”. O gerente geral da MAC, Michael Cornish, afirma que os envolvidos na campanha tiveram todo o tipo de cuidado para não mostrar as crianças consumindo bebidas alcoólicas.

Segundo o site Adelaide Now, a combinação de direção e consumo de bebidas alcoólicas entre 2009 e 2013 resultou em 108 mortos e centenas de feridos graves. Entre as vítimas fatais, 80 eram motoristas alcoolizados e 28 eram pessoas inocentes.