21/10/2016

Saúde

Os homens convocam greve contra o câncer de mama.

Greve dos homens

21/10/2016

Nem rosa, nem laço. A marca de moda masculina, Aramis, quer que os homens se unam pela prevenção do câncer de mama. E ameaçam com uma #GrevedosHomens para fazer com que as mulheres façam mamografia e autoexame. O vídeo para internet já tem mais de 29 mil visualizações quatro dias depois de ter sido postado no Facebook.

“Enquanto a mulher da sua vida não fizer os exames preventivos do câncer de mama, participe da Greve Dos Homens. Basta postar o que você não vai fazer, marcando as mulheres que são importantes para você. Não esqueça de convocar os amigos para participarem também. À frente homens! #grevedoshomens“, diz um dos posts do Facebook. A criação é da agência We.

Amigas do Peito

Vou sobreviver? Poderei voltar ao trabalho, cuidar da casa… ter uma vida normal ? Como vai ser a vida sem o seio? As tensões entre o diagnóstico do câncer de mama e a busca pela cura foram registradas no documentário “Amigas do Peito: rede de afetos no cuidado”, produzido pelo Ministério da Saúde (MS) com o grupo de pacientes do Hospital Federal Cardoso Fontes (HFCF), do Rio de Janeiro (RJ).

O grupo Amigas do Peito foi criado há dez anos, por profissionais de saúde do HFCF, e já atendeu dezenas de mulheres mastectomizadas. Sua missão é acolher e enfrentar as emoções de pacientes que sofreram alguma intervenção cirúrgica em decorrência do câncer de mama.  O documentário registrou a rotina das pacientes no hospital e no dia – a – dia, com interações em redes sociais e um grupo de conversação pelo aplicativo Whatsapp. Ao longo dos encontros as mulheres trocam informações; visitam outras pacientes que vão passar por cirurgia, mostrando como fica a vida após a retirada da mama. Esta troca de experiências gera uma rede de sustentação emocional para lidar com perdas e atenuar conflitos ao longo do tratamento.