Há 20 anos, a Fundação Abrinq, que reune empresas da indústria de brinquedos, desenvolve projetos sociais e faz campanhas de proteção à infância no Brasil, agora firmou uma parceria internacional com a ong, Save The Children Alliance. Para celebrar a data, a agência Giovanni+DraftFCB criou peças de mídia impressa que usa caixas de som em forma de crianças estilizadas, como um personagem de desenho animado.
Em duas situações – na rua e no campo – remetem ao trabalho infantil. A única caixa de som vestida de menina lembra uma situação de abuso ou maus tratos. O slogan diz Fundação Abrinq. Há 20 anos, a voz das crianças no Brasil. As peças atendem a duas importantes datas de proteção à infância: 18 de maio, Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual, e 12 de junho, Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil.
De acordo com a Fundação Abrinq, no Brasil, o trabalho infantil não é enquadrado como crime, não é uma violação à lei penal, exceto quando envolve tráfico de crianças e adolescentes, exploração sexual, venda de drogas e trabalho escravo. No entanto, existem sanções previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente para os empregadores e as famílias que inserem a criança no trabalho.