06/09/2016

Cigarro

Campanha ucraniana mostra o que fumar faz com os pulmões.

Fósforos contra o cigarro

06/09/2016

A maioria dos jovens fumantes acredita que ainda têm muito tempo para parar e reverter os danos causados para o cigarro. Para mostrar que estão errados, a Publicis Visage de Kiev (Ucrânia) usou algo que todos eles usam: fósforos. Em formato de pulmões, a cada acendida de cigarro, a caixa ganha uma lesão pelo atrito com o palito de fósforo. Parecido com o que acontece nos pulmões dos fumantes.

A estratégia é iniciativa de comunicação de interesse público da própria agência, que distribui por Kiev caixas de fósforos e cartazes com palitos de fósforos (confira no filme acima). Além disso, pelo hotsite, proprietários de bares e restaurantes, ONGs, instituições de saúde ou qualquer interessado pode encomendar cartazes (é pago mas o material é entregue pronto para o uso) ou fazer o download gratuito do layout.

Malefícios do cigarro

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), a nicotina, presente em qualquer derivado do tabaco é considerada droga por possuir propriedades psicoativas, ou seja, ao ser inalada produz alteração no sistema nervoso central, trazendo modificação no estado emocional e comportamental do usuário que pode induzir ao abuso e dependência. O quadro de dependência resulta em tolerância, abstinência e comportamento compulsivo para consumir a droga, estabelecendo-se assim  um padrão de auto-administração  caracterizado pela necessidade tanto física quanto psicológica da substância, apesar do conhecimento de seus efeitos prejudiciais à saúde.

Após ser absorvida, a nicotina atinge o cérebro entre 7 e 19 segundos, liberando substâncias químicas para a corrente sanguínea que levam a uma sensação de prazer e bem-estar. Essa sensação faz com que os fumantes usem o cigarro várias vezes ao dia. Por sentir prazer, o fumante busca o cigarro em situações de estresse, para “relaxar”. A dependência obriga os fumantes a inalarem mais de 4.720 substâncias tóxicas, como: monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído, acroleína, além de 43 substâncias cancerígenas, sendo as principais: arsênio, níquel, benzopireno, cádmio, chumbo, resíduos de agrotóxicos e substâncias radioativas.

Algumas dessas substâncias tóxicas também são conhecidas como potenciais irritantes, pois produzem irritação nos olhos, no nariz e na garganta, além de paralisia nos cílios dos brônquios. Desse modo, o tabagismo é causa de aproximadamente 50 doenças, muitas delas incapacitantes e fatais, como câncer, doenças cardiovasculares e respiratórias crônicas.

Quando você para de fumar

Parar de fumar sempre vale a pena em qualquer momento da vida, mesmo que o fumante já esteja com alguma doença causada pelo cigarro, tais como câncer, enfisema ou derrame. Veja o que acontece se você parar de fumar agora:

  • Após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal.
  • Após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue.
  • Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza.
  • Após 12 a 24 horas, os pulmões já funcionam melhor.
  • Após 2 dias, o olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar já degusta melhor a comida.
  • Após 3 semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora.
  • Após 1 ano, o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido à metade.
  • Após 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram.

Quanto mais cedo você parar de fumar menor o risco de adoecer. (Fonte: Inca)