A atriz britânica Emma Watson reagiu aos críticos que a acusaram de trair seus ideais feministas ao posar para uma foto reveladora na revista Vanity Fair, na qual parte de seus seios é exposta. Emma, co-estrela da franquia de filmes “Harry Potter” e embaixadora da campanha HeForShe da ONU, que incentiva homens a defenderem o feminismo, falou sobre o ensaio para a publicação enquanto divulgava seu filme mais recente, “A Bela e a Fera”, da Disney.
“Isso sempre me revela quantas concepções equivocadas e quanto mal-entendido existe sobre o que é o feminismo”, disse a atriz uma entrevista à Reuters. “O feminismo diz respeito a dar escolhas às mulheres. O feminismo não é uma vara para bater nas outras mulheres. Ele diz respeito à liberdade, diz respeito à libertação, diz respeito à igualdade. Realmente não sei o que meus peitos têm a ver com isso. É muito confuso”. Em seu Facebook, a atriz compartilhou cenas do ensaio.
A foto da revista, feita pelo aclamado fotógrafo de moda Tim Walker, mostra Emma vestida com um bolero de crochê branco sem sutiã ou camisa por baixo. “Estávamos fazendo muitas coisas doidas naquela sessão, mas me pareceu incrivelmente artístico, e fiquei muito envolvida e engajada criativamente com Tim e estou muito empolgada de ver como as fotos ficaram interessantes e bonitas”, afirmou.
No Instagram, o autor do post acima sintetizou a polêmica. “Se você acha que Emma Watson não pode mostrar um pouco de pele na “Vanity Fair” e ainda lutar pela equidade de gênero você perdeu completamente o ponto da coisa. Ver o corpo positivamente e lutar por direitos iguais não são coisas excludentes. Mulheres fortes em uma posição de poder e influência podem ser seres sexuais assim como uma força de bem para o movimento. Parabéns a Emma Watson por sempre desafiar os limites da caixa em que as pessoas tentam trancá-la”, escreveu o perfil Babalon Leather.