A tradição irlandesa de comemorar o Dia de São Patrícia – é hoje, 17 de março – lota bares e pubs em vários países. É uma espécie de noite oficial da bebedeira. A ONG canadense Arrive Alive, que se dica à prevenção de acidentes em Toronto, lançou uma campanha de oportunidade para aproveitara as comemorações.
Espalhou porta-copos (ou bolachas) de metal, feitos a partir de carros acidentados, no popular Emmet Ray, um bar local. Em cada um deles a frase “este porta-copos costumava ser um caro que nunca voltou para casa”. A criação é da agência Rethink.
De acordo com o Arrive Alve, a direção sob efeitos do álcool continua sendo uma das principais causas de mortes (e no Canadá é crime). Um dos principais serviços da ONG é o aplicativo The Ride que permite ao usuário encontrar a melhor opção para voltar para casa em segurança, deixando o carro para um momento mais sóbrio.
Outras campanhas
Uma das campanhas mais conhecidas da parceria ente a Arrive Alive e a agência Rethink é uma ação feita com estudantes universitários de Ontário. Eles entregaram nos campus de Toronto amostras grátis de cereais Arrowhead Mills com brindes dentro, parecidos com miniaturas de carros. A diferença é que os carros estavam destruídos. Junto com os “brinquedos” um folheto contava algumas verdades sobre o álcool. “Não é porque você tirou um cochilo que ficou sóbrio. Na verdade, pode demorar até 12 horas após a sua última bebida para atingir zero nível de álcool no sangue”, era uma das mensagens dentro da caixa.