CA organização argentina sem fins lucrativos La Casa Del Encuentro – voltada para os direitos das mulheres – aproveitou a curiosidade das pessoas em saber o rosto sem retoques das celebridades para criar a sua campanha contra a violência domestica, Fake Up, fazendo menção à expressão make Up (maquiagem, em inglês). As peças simulam anúncios de produtos de maquiagem chamados “Over Lady” e foram veiculados em páginas de revistas, convidando o leitor a baixar um aplicativo que permite ver a foto sem truques. “Quer ver a modelo sem maquiagem? Escaneie a imagem com o aplicativo Layar. Compare as fotos. Descubra o poder de Over Lady”, convida o anúncio.
As imagens sem retoques, no entanto, mostram mais que o esperado: elas têm diversos hematomas no rosto. E a ação fica ainda mais inesperada, as modelos revelam que são, na verdade, mulheres comuns vítimas da violência doméstica e que foram convidadas a participar da campanha. Assim que o vídeo termina, o leitor é convidado a clicar na tela e fazer uma doação para a La Casa Del Encuentro através de uma ligação. E ao que parece, a campanha vem funcionando. Somente no mês de realização da campanha o numero de ligações para a organização aumentou em 320%.
A Violência Doméstica na Argentina
Segundo um documento oficial divulgado no dia 19 de maio pela Oficina de Violência Domestica, dentre os casos denunciados de violência domestica em Buenos Aires, as mulheres representam, em média, 66% das vítimas. Somente em abril de 2015, foram denunciados 980 casos, o que representa um aumento de 6% em comparação com o mesmo mês em 2014. Clique aqui para acessar o documento.
Ainda mais frequente que a violência física(67%), a violência psicológica é a mais observada nas denúncias (96%). “Nos últimos tempos, junto com o aumento do reconhecimento de direitos para as mulheres, tem sido observado um considerável da difusão do tema, o que ajuda na consciência da gravidade do problema. Quanto às vítimas, o silêncio e a ocultação nos impossibilitam agir a tempo. Acredito que faz falta um maior compromisso social e uma maior divulgação sobre esta questão que afeta a maioria da população feminina Argentina“, afirma a Socióloga Daniela Scotto D’Abusco, em entrevista ao portal Infobae.
Para ler sobre outras campanhas sobre violência doméstica que o blog já publicou, clique aqui.