13/05/2016

Sofia

O rosto de todas as crianças que ninguém vê.

Eu sou Sofia

13/05/2016

Esta é Sofia. Provavelmente você não a conhece. Mas deveria. Afinal, ela representa algumas das pessoas que mais precisam da sua atenção hoje: as crianças que precisam lutar por suas vidas e dignidade todos os dias. Sofia é, na verdade, um personagem, uma “menina” virtual criada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para chamar a atenção para o sofrimento as cerca de 250 milhões de crianças reais que vivem em regiões afetadas pela guerra.

Divulgada no Brasil no dia 2 de maio, a animação em 3D da menina foi desenvolvida pelos mesmos criadores de filmes de sucesso como ‘Avatar” e “Planeta dos Macacos”. A personagem foi feita a partir de imagens de 500 crianças reais, de diversos países em situações de emergência como o Haiti, Níger, Ucrânia, Somália e Sudão.

No filme, que está sendo veiculado também nas redes sociais, Sofia explica que ela não é real, mas a união de diferentes identidades e histórias. De crianças desnutridas, que perderam suas família, fugiram de suas casas, ou abandonaram a escola. Ou seja, crianças vulneráveis que estão com suas vidas em risco todos os dias mas que poucos falam a respeito.

Sofia, que em grego significa sabedoria, foi o nome escolhido por ser comum em diversos países e o mais popular em todo o mundo no ano passado.

Mas a UNICEF não quer apenas conscientizar. A instituição precisa de ajuda para salvar milhões de vidas. As doações podem ser feitas por meio do site eusousofia.org.br.  A animação marca o primeiro de três vídeos na campanha de primavera #FörSofia.