Chico Buarque, Marília Pêra, Milton Nascimento, Seu Jorge e um monte de gente famosa viraram catadores de lixo com muito orgulho. É o movimento Limpa Brasil Let’s Do It, uma iniciativa que conta com o apoio da Unesco e de empresas como Votorantim, Vale, Fundação Banco do Brasil, Braskem e Oi, além do apoio da Rede Globo, Canal Futura, MTV, Revista IstoÉ, Editora Trip, Stilgraf, Leo Burnett e da marca de roupas 1dasul. As peças da campanha foram criadas pela agência LeoBurnett.
O movimento é itinerante: em cada cidade a população é convocada para catar o lixo das áreas públicas. Depois acontece um show musical. A primeira ação aconteceu no Rio de Janeiro, em junho, com a paraticipação de 6,5 mil pessoas num mutirão que recolheu 17 toneladas de lixo reciclável. Até o final de 2011, o mutirão estará em outras seis cidades brasileiras: Brasília, Campinas, Guarulhos, Goiânia, São Paulo e Belo Horizonte. Confira a agenda no site.
O movimento Let’s Do It foi idealizado pelo ambientalista Rainer Nõlvak e sua primeira edição foi na Estônia, em 2008. Cerca de 50 mil voluntários retiraram 10 mil toneladas de lixo das praças, ruas e florestas, em um período de cinco horas. No Brasil, o projeto terá duração de dez anos e pretende instigar a população a tomar atite buscará conscientizar a população sobre o problema do lixo no país.