Especialistas alertam que foco nos jovens é tendência mundial do marketing do álcool

21/01/2010

alcool

Da mesma forma que a indústria do tabaco, os fabricantes de bebidas alcólicas estão investindo em anúncios e estratégias de marketing para cativar os jovens. Na Inglaterra, o alerta foi feito pelo professor Gerad Hastings da Universidade de Stirling na Escócia. Em artigo publicado no British Medical Journal, ele defendeu o endurecimento das regras de controle da publicidade de bebidas álcoolicas. De acordo com o pesquisador inglês, dados das próprias empresas mostram que as campanhas publicitárias estão sendo feitas levando-se em conta o público alvo na faixa de 15-16 anos (leia mais aqui). Lá, como no Brasil, a venda de bebida alcóolica é proibida para menores de idade. Nos EUA, uma pesquisa publicada no Journal of Adolescent Health mostrou que o markenting da indústria de bebidas alcóolicas preferem anunciar em veículos voltados para o público adolescente. O estudo avaliou, durante cinco anos, 13.513 campanhas de bebidas em 118 revistas americanas. A tendência mundial também é notada no Brasil, de acordo com reportagem da Folha de S. Paulo que entrevistou pesquisadores da Unifesp. Uma das pesquisas brasileiras, ainda não concluída, apontou aumento na veiculação de comerciais de bebidas alcóolicas em horários onde há muita audiência dos adolescentes.