Um em cada cinco alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental no Brasil não consegue interpretar o que lê, enquanto 35% não conseguem escrever textos. Diante desses dados obtidos através da Avaliação Nacional de Alfabetização e divulgados pelo Ministério da Educação, em setembro, o Instituto Ayrton Senna desenvolveu mais uma campanha na tentativa de engajar a sociedade na luta pela qualificação da educação pública em todo o país.
Lançada no dia 15 de outubro, a campanha Escreva Comigo, lembra que a alfabetização é parte essencial na formação de todas as crianças e aproveita para convidar a sociedade a ajudar o Instituto a investir no potencial delas de uma forma interativa. Quem se cadastrar como doador, no site Escreva Comigo, recebe como um presente de boas vindas e de agradecimento um pôster excusivo com frases à respeito da importância da educação ditas por grandes nomes, como Nelson Mandela, Ayrton Senna, Albert Einstein e Benjamin Franklin. A cada 1 real doado por dia, o doador pode ajudar na alfabetização de três crianças.
Mas o que torna os cartazes ainda mais especiais é que essas são feitas com a caligrafia de crianças beneficiadas pelos projetos educacionais do instituto. A fonte dessas caligrafias também se encontram disponíveis para download na home page da campanha, assim como fotos para serem usadas como capa para o Facebook.“É preocupante ver que, em pleno Século 21, ainda não conseguimos alfabetizar completamente nossas crianças, algo que deveria ser básico. Este assunto é urgente e todos os brasileiros precisam encarar este problema para buscamos juntos um País melhor e mais justo”, diz Mozart Neves Ramos, diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna. A campanha está programada para se estender até janeiro de 2016.
Outra forma de contribuir com a causa é divulgando a campanha. Muitas empresas parceiras da campanha já estão fazendo isso por meio de seus canais oficiais, como sites, blogs e redes sociais. Caso uma empresa queira se torna rparceira, ela deve enviar um e-mail para EscrevaComigo@ias.org.br.
O diretor de Negócios do Instituto, Marco Crespo, explica que os bons resultados da campanha Doe Letras, realizada ano passado, indicam boas perspectivas para o Escreva Comigo. Com a campanha Doe Letras, o instituto conseguiu mais de 500 novos doadores, que juntos, permitem que mais de 1.600 crianças e jovens tenham acesso à um ensino público de qualidade. “A sociedade brasileira cada vez mais percebe que, sem educação, o desenvolvimento do País em todas as outras áreas estará comprometido. Por isso, acreditamos que a Escreva Comigo vai engajar milhares de pessoas nessa causa essencial a todos nós”, completa Marco Crespo.