Emojis como airbags

05/02/2019

Claro que não dá para usar emojis como se fosse airbags. Mas no pensamento “fantástico” de alguns motoristas, responder mensagens ou desviar o olhar da rua para ler algo não teria maiores consequências. Só que não.

É o que tenta mostrar a campanha “Airmojis”, criada para a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) para conscientizar motoristas sobre o risco de acidentes ao usar o celular enquanto dirigem. Os anúncios foram selecionados para a revista Archive, edição janeiro/fevereiro. A campanha foi veiculada em agosto do ano passado.

O uso do celular ao volante é a terceira maior causa de mortes no trânsito no Brasil. De acordo com a NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration), o uso do aparelho aumenta em 400% os riscos de acidentes. Um estudo feito pela CESVI (Centro de Experimentação e Segurança Viária) aponta que desviar o olhar para responder uma mensagem à velocidade de 80 km/h equivale a dirigir durante uma extensão equivalente a um campo de futebol inteiro com os olhos fechados.

A criação é da agência Fields. Com informações CCSP e B9.