Ação interativa leva Lei Seca para dentro dos bares em São José dos Campos

09/02/2015

lei seca 3

 

Quem tem frequentado os bares de São José dos Campos desde a Semana Municipal de Trânsito (18 a 25 de setembro)  de 2014 vêm presenciando uma ação interativa e diferente para o programa de orientação e fiscalização da Lei Seca chamado Educatrânsito.

Com o intuito de levar a Lei Seca para dentro dos bares,  a Prefeitura da cidade recebeu bafômetros descartáveis por meio de uma parceria com o Detran-SP para que uma equipe de agentes da Secretaria de Transportes da cidade – devidamente identificados – percorressem diversos bares para abordar clientes e realizar um teste de bafômetro instantâneo  e opcional de caráter educativo.

O bafômetro utilizado contém um saco com areia com diferentes graduações de cores que se alteram de acordo com a quantidade de álcool detectada quando a pessoa assopra o aparelho. A ideia da ação ao oferecer esse teste é alertar as pessoas do resultado que poderia levar caso ela fosse realmente parada em uma blitz ao sair do bar, podendo evitar futuras punições e acidentes.

A proposta da campanha, segundo o site da Prefeitura, não é pedir para que as pessoas não consumam bebida alcoólica e sim que adotem outro meio de transporte como táxi, ônibus, ou carona com quem não bebeu, para voltar em segurança para casa.

Durante uma reportagem para o portal globo.com, o coordenador da campanha, André Correia, explica que se determinada cor da areia  acusar o consumo de álcool, o agente explica que nessas condições a pessoas poderia, além de receber uma multa, ter sua habilitação suspensa caso fosse flagrada ao volante nessas condições.

Após dois meses de campanha foi detectada uma redução de 8% dos acidentes durante as madrugadas. E a partir desses números animadores, a ideia agora é reforçar ação durante o carnaval. Para isso, o Detran de São Paulo já forneceu mais de 900 bafômetros descartáveis para a campanha.

Junto com a ação nos bares, foi também desenvolvida uma campanha de divulgação em supermercados, shoppings, transportes públicos, além de realização de palestras para reforçarem a prevenção de acidentes e apreensões.

É importante lembrar que a multa no valor de R$1.915,30 e a suspensão da habilitação são referentes ao consumo de 0,05 a 0,33 miligramas de álcool por litro de ar expelido. Além disso, o motorista tem seu veículo apreendido podendo ser retirado apenas por outro motorista habilitado que não tenha consumido bebida alcoólica.  Acima de 0,33 miligramas o motorista estará cometendo um crime de trânsito e além de ter sua habilitação suspensa e receber a multa, poderá também ser preso em flagrante e receber uma pena de seis meses a três anos de prisão.

O Programa  Educatrânsito

Segundo o site oficial  da Prefeitura de São José dos Campos, as campanhas do programa Educatrânsito são planejadas com base em dados estatísticos e voltadas  aos pedestres, motoristas, motociclistas e pais. Confira outras campanhas do programa aqui.