06/04/2016

Polêmica

Post no Twitter faz GAP ser acusada de racismo.

É racismo ou exagero?

06/04/2016

GAP acusada de racismo no Twitter

gapkids-hed-2016

A imagem acima, postada no último sábado (2/4), causou uma tremenda saia justa para marca de roupas norte-americana, GAP. Acusada de racismo, a empresa pediu desculpas rapidamente. “Como uma marca com uma história 46 anos orgulhosos de defender a diversidade e a inclusão, agradecemos o debate e pedimos desculpas a qualquer pessoa que tenhamos ofendido. ” – disse a marca em comunicado oficial. Entretanto, muitos, incluindo a mídia especializada (como a Adweek) consideraram a reação dos internautas um exagero.

Captura de Tela 2016-04-06 às 11.30.29

O pessoal do Huffigton Post fez uma análise bastante precisa da reação das pessoas. “É uma pena que estas quatro meninas foram capturados na mira deste debate acalorado, mas o fato de que tantas pessoas protestaram contra o anúncio fala a uma realidade que não pode ser ignorado. A realidade é que há tão poucas representações positivas e poderosas das mulheres negras e especialmente meninas negras lá fora, que, francamente, é surpreendente que a marca tenha achado que a foto não iria tocar um nervo”, escreveu a colunista Zeba Blay.

As quatro crianças no novo anúncio é parte de uma trupe de circo chamado Le Petit Cirque, uma parceria entre Gap e marca ED da apresentadora e atriz, Ellen DeGeneres. A Adweek, observou que “o vídeo da apresentadora com as meninas é, talvez coincidentemente, também um pouco estranho”. Segundo o site, a menina teria um papel menos representativo.

Um contraponto às críticas foi o tweet do diretor @MatthewACherry que desenterrou um anúncio da Gap mais velho (veja abaixo), que mostra a mesma cena mas com uma menina negra descansando seu braço sobre a cabeça de uma menina branca.

gapkids-1