Beleza na real

14/02/2007

A campanha Beleza Real da Dove, marca de produtos de higiene pessoal da Unilever, tenta estimular a construção de um novo olhar sobre a beleza feminina, mais próximo da mulher comum. O trabalho foi baseado numa pesquisa que ouviu cerca de três mil mulheres em 10 países, de culturas tão diferentes como os Estados Unidos e o Japão. A pesquisa mostrou que a maioria das mulheres está infeliz porque não consegue alcanlçar os padrões estéticos atuais, quem impõem traços perfeitos e corpos definidos.

Por meio de um fundo mantido com recursos próprios e doações, são patrocinadas pesquisas, projetos e programas educacionais e de promoção de hábitos saudáveis. A campanha tem ajudado mulheres em todo o mundo a resgatar a auto-estima.

Entre as ações patrocinadas estão um fórum de debates e discussões e o financiamento das pesquisas na Universidade americana de Harvard sobre o impacto dos padrões de beleza na cultura popular e seus efeitos no bem-estar das mulheres. No site da campanha, mulheres e meninas dispõem de um chat com especialistas em saúde e auto-estima, além de inúmeros downloads de material educativo, um guia especial para mães e filhas e um roteiro para pais e educadores ensinarem às crianças a não valorizarem demasiadamente a beleza.