13/04/2016

Mulher

Não deixa a pressão social ditar o seu futuro.

Negocia-se uma noiva

13/04/2016

Atualização 22/6/2016: esta campanha ganhou um Glass Lion no Festival de Cannes 2016.

Não basta ser competente, ter a profissão que sempre sonhou, ser financeiramente independente, ter vários amigos, família e a saúde em ordem. Se você não tem um marido, não é uma mulher completa. Surpreso com essa afirmação? Mas é exatamente desta forma que milhares de mulheres são vistas em pleno 2016. Na China, as mulheres com mais de 25 anos que ainda não se casaram são consideradas “sobras” da sociedade.

Elas tem até uma classificação pejorativa específica: sheng nu, algo como “mulheres que sobraram”. E são o foco da campanha da marca de cosméticos SK-II, que está movimentando as redes sociais chinesas. O comercial, no formato de um documentário, intercala testemunhos emocionantes de  jovens chinesas solteiras e dos seus pais,  mostrando a frustração dos dois lados. A das jovens por se sentirem pressionadas a viverem uma vida que não é necessariamente seu sonho.  Os pais se queixam por não terem uma filha dedicada à família.

Durante o vídeo também é revelado o terrível mercado das mulheres anunciadas para casamento. É uma espécie de praça, onde pais expõem fotos com informações de suas filhas na tentativa de encontrar um marido para elas. Convidadas pela campanha, algumas jovens foram até lá para dizer a seus pais querem e podem ser felizes e realizadas sem uma marido.

A campanha foi idealizada como uma reação à tentativa do governo chinês em resolver o desequilíbrio de gênero no país (tem mais homens que mulheres) – em parte causada pela, agora revogada, política do filho único.  O governo vem pressionando as mulheres para casar e ter filhos. Acontece que elas fazem parte de uma nova geração que já percebeu que pode ter outras prioridades. “Descrever essas mulheres como uma ‘sobra da sociedade’ é um insulto. Implica que as mulheres não precisam de independência e objetivos de carreira, eles só precisam se casar. Nós podemos muito mais“, diz Li Tingting , uma ativista famosa do movimento feminista na China.

Em entrevista ao site BBC, o vice-presidente da linha de cosméticos, Markus Strobel, afirma que o vídeo faz parte da campanha global #ChangeDestiny que busca compartilhar as histórias de pioneiras na luta contra estereótipos “para inspirar e empoderar as mulheres a moldarem seu próprio destino”.