“Você não tem o direito de falar como eu devo me vestir, como eu devo me portar”. O refrão que embala as mulheres num clamor pela diversidade vai na contramão do que todas estão acostumadas a ouvir no dia a dia. Dentro de casa, na mídia, na escola ou no trabalho. Os padrões estéticos e de comportamento impostos é tão limitador – e, muitas vezes, impossível de alcançar – que influenciam diretamente na saúde e nas escolhas femininas. Doenças como bulimia, anorexia ou até mesmo a submissão ao abuso tem a ver com estas imposições. Esta beleza de campanha é da Avon e foi feita para ação da Black Friday.
Criada pela agência Mutato, #DonaDessaBeleza valoriza a diversidade com seis mulheres reais que fogem aos padrões. E por isso mesmo, de acordo com a Avon, são ícones de beleza: uma modelo trans, uma palestrante com Síndrome de Down, uma blogueira surda, uma modelo plus size, uma rapper negra e a participação da atleta paralímpica Terezinha Guilhermina. A campanha foi feita em parceria com a associação Mais Diferenças, que desde 2005 promove a educação e a cultura inclusiva.
Com 3,8 milhões de visualizações no YouTube, o vídeo lançado em 5 de novembro acumula também comentários intolerantes. As modelos diferentes incomodaram alguns internautas que não tiveram pudor em mostrar preconceito (a moderação do canal da Avon tem apagado). Cerca de 12 mil já clicaram no botão deslike. A marca, entretanto, promete ir mais longe. O manifesto em seu site, diz “ninguém, além de você mesma, pode ser a dona das suas escolhas. Dê um chega pra lá no preconceito, nos rótulos e em qualquer tipo de censura à sua beleza. Toda mulher já nasce linda, e é única.”
Marca torna todos os canais inclusivos
Para mostrar que a estratégia vai além do marketing, a Avon tornou todos os seus canais com o público um primor de acessibilidade. Do site às redes sociais, todos os textos e vídeos promocionais estão adaptados com a descrição de imagens, audiodescrição de vídeos, legendas e libras nos materiais da campanha.
Não bem novidade a iniciativa da Avon em fazer comunicação de interesse público. Recentemente criou bastante barulho com uma campanha celebrando toda a forma de amor com a campanha #EuMeAtraio, #MãeSemCulpa (confira estas duas campanhas aqui) e #SintanaPele. E tem desenvolvido ações de combate à violência contra a mulher desde 2009.