27/06/2016

Tecnologia

Filmou na vertical no smartphone? Você pode doar os espaços laterais.

Doe as barras

27/06/2016

Nem todo mundo se acostumou a virar o smartphone na horizental na hora de fazer um vídeo. Aí, quando vai postar nas redes sociais, ficam espaços vazios que viram duas barras laterais pretas. Para piorar, sempre tem um reclamão para criticar. A campanha criada pela JWT para a ONG Atados achou um jeito muito interessante de usar os espaços e calar qualquer polêmica: transformar as barras em espaço de divulgação para entidades filantrópicas. A iniciativa ganhou dois Leões no Festival de Cannes 2016. Um de prata na categoria Cyber e outro de Bronze em Direct.

A campanha, lançada no ano passado, teve a adesão de canais e youtubers famosos no Brasil e nos EUA, como o  Porta dos Fundos, Parafernalha, Furious Pete e The Salon Guy. E de muita gente que nem é youtuber mas quis ajudar. As barras pretas viram mídia e divulgam ONGs como o Instituo Ayrton Senna, Idec, Afroreggae, Action Aid, entre outros. Até agora já foram doadas mais de 615 mil horas de vídeo que obtiveram 42,7 milhões de visualizações. O ganho de mídia gratuita foi estimado em R$ 5,3 milhões, beneficiando mais de 50 obras sociais.

Como funciona

Veja o vídeo institucional que ensina a fazer a doação. É rápido, de graça e não altera em nada o conteúdo compartilhado. Um gesto simples, mas que faz uma grande diferença para uma causa que precisa de visibilidade. Basta logar sua conta ao site da iniciativa, escolher a ONG que será beneficiada e subir o vídeo.

Sobre o Atados

Atados é uma plataforma inteiramente gratuita que conecta pessoas que buscam trabalho voluntário com organizações sociais através de oportunidades de engajamento social. Qualquer pessoa  pode se inscrever e buscar por atos de voluntariado no site do Atados. Já do lado das organizações,  apenas iniciativas das cidades da Região Metropolitana de São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro e Brasília podem se inscrever e criar vagas.