Diversidade nua

13/08/2018

Do Propmark
Contra a guerra civil, contra a máfia e a violência urbana da identidade,
contra o conflito étnico feroz, contra guerras religiosas e guerras de trincheiras,
contra o terrorismo e contra todas as formas de ressurgimento do racismo
existe essa fusão alegre como um valor,
o Cântico das Criaturas que alcança o céu e humilha o mundo

O texto acima acompanha os vídeos da nova campanha da Benetton nas redes sociais lançada há duas semanas. E, mais uma vez, é Oliviero Toscani que assina a ousadia para a empresa. A campanha exibe um grupo de meninos e meninas, de diferentes grupos étnicos, completamente nus e abraçados.

A mensagem reforça que “diversidade, igualdade e uma ideia de futuro mais urgente do que nunca”, “contra todos os racismos ressurgentes”. Entre os anos 80 e 90 Benetton e Toscani impactaram o mundo da propaganda utilizando figuras em suas campanhas como um aidético deitado em uma cama de hospital. Mais recentemente, em campanha pela paz, a marca criou peças em que lideres mundiais se beijam na boca.

Como bem observou o portal Propmark, especializado em propaganda, a luta contra o preconceito racial é uma bandeira que a empresa já levanta em sua comunicação há bastante tempo, muito antes deste “despertar” das marcas pela causa.