Era para mostrar a enorme diversidade que compõe a população dos Estados Unidos. Mas os cinco cartazes acima, que compunham a campanha As America as (Tão americano quanto), criada pela agência SS+K para a empresa Fusion Media Group, foram censurados e tiveram de ser retirados. Anunciante e agência então resolveram refazer a campanha, denunciando os cartazes que foram censurados. Por todo o país está sendo exibido a versão abaixo em vários outdoors.
Em seu site, a Fusion resolveu ser ainda mais dura. “A intolerância é a nova cara da Améria?” é o título da página. “Nunca deveria ter sido controverso exibir anúncios com um bebê afro-americano ou um casal homossexual. Mas entidades como The Philadelphia Transit Authority, proprietários de imóveis de Nova York e uma importante empresa de mídia acreditam o contrário”, diz o texto.
Rejeições
O que mais surpreendeu anunciante a agência foi que alguns cartazes foram censurados em locais símbolo de diversidade. O outdoor instalado no Lower East Side, na Essex Street (NY) foi retirado devido a queixas do proprietário do edifício. Uma grande empresa de mídia de Connecticut se recusou a instalar em outdoors e abrigos de ônibus todas as imagens de beijo gay e a de uma mulher segurando seus seios cobertos. Depois de vários telefonemas, rejeitaram todas as imagens LGBT e, embora concordassem em aprovar algumas das fotografias, exigiam que a Fusion ou a SS + K se comprometessem em cobrir quaisquer custos financeiros relacionados ao vandalismo dos abrigos de ônibus e outdoors.
A autoridade de trânsito da Filadélfia (SEPTA) inicialmente rejeitou as imagens, mas depois de várias rodadas de edição, finalmente concordaram com um conjunto de anúncios para a colocação na estação de trem Union Station. No entanto, mudaram de idéia no último minuto e rejeitaram uma imagem de uma drag queen. Também rejeitaram os homossexuais por causa da aparência dos mamilos – embora aprovassem a imagem de um rapper masculino asiático sem camisa.