As imagens nos trens do metrô e ônibus de Genebra são da campanha mundial contra o tabaco, criado pela agência brasileira nova/sb para a Organização Mundial de Saúde. A estratégia global antitabaco, lançada oficialmente hoje, tem como foco o público feminino. De acordo com a OMS, as mulheres representam cerca de 20% do mercado consumidor. E o pior: entre elas, o consumo vem crescendo sistematicamente, resultado do marketing da indústria do tabaco que tenta associar o cigarro a uma imagem de glamour. Para desconstruir esse falso charme, a agência nova/sb criou peças onde mulheres aparecem como se estivessem num editorial de moda mas mostrando sintomas de doenças decorrentes do vício do tabaco. “Usamos o mesmo artifício usado pela indústria do tabaco. A diferença é que nessa campanha mostramos a falsidade desse marketing e os riscos reais do hábito de fumar”, explica Ricardo Furriel, diretor de criação da campanha e VP da nova/sb. No site da OMS, as autoridades de saúde podem baixar as peças da campanha. A Assembleia Mundial da Saúde criou o Dia Mundial Sem Tabaco em 1987 para chamar atenção sobre a epidemia do tabaco e seus efeitos letais.