A imagem chocante de mulheres lindas, bem vestidas e sensuais em situações onde aparecem doenças graves – câncer de garganta, de boca e grangrena – foi a estratégia criativa usada pela agência brasileira nova/sb para campanha mundial contra o tabaco da Organização Mundial de Saúde, lançada oficialmente hoje. Foram criadas peças em quatro idiomas diferentes, que deverão impactar cerca de 1,3 bilhão de pessoas em 193 países. Para 2010, o tema definido pela OMS para a campanha mundial é A Indústria do Tabaco e o Marketing Dirigido às Mulheres.
Durante cerca de cinco meses, a equipe de criação da nova/sb, dirigida por Ricardo Furriel, trabalhou na campanha. Para chegar ao conceito, o grupo buscou ideias universais que fossem capazes de sensibilizar mulheres de todo o mundo, independentemente de suas nacionalidades, hábitos e costumes. Daí a escolha pelo mundo da moda.
Esta é a segunda vez que a nova/sb (a única brasileira a vencer uma concorrência da OMS) faz a campanha global do Dia Mundial Sem Tabaco. Em 2008, a agência também venceu concorrência da Organização e realizou a campanha para o tema Juventude Livre de Tabaco (confira aqui).