Dia Internacional da Menina

11/10/2017

Cheias de atitude garotas de várias partes do mundo dublam “Freedom” da  Beyoncé, numa convocação pela luta por igualdade de direitos. No “Dia Internacional da Menina”, celebrado hoje (11/10),  não tem muito o que comemorar.  E os Objetivos Globais para Desenvolvimento Sustentável da ONU parecem bem distantes de serem alcançados.

O filme faz parte do Project Everyone”, iniciativa cofundada pelo cineasta Richard Curtis, que tem o objetivo de aumentar a conscientização do público sobre os Objetivos Globais. A produção foi feita em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Fundação Bill & Melinda Gates.

O filme traz estatísticas sobre problemas enfrentados pelas meninas em todo o mundo, como “a cada cinco minutos, uma garota morre por causa da violência”, “uma em cada quatro garotas se casa ainda criança”, “71% das vítimas de tráfico humano são mulheres”, “63 milhões de garotas têm seus órgãos genitais mutilados” e “130 milhões de meninas estão fora da escola”.

No fim, as pessoas são convidadas a compartilhar a peça e dizer o que significa “#FreedomForGirls” para elas.

Muito trabalho a ser feito

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) alerta que a cada dez minutos morre no mundo uma menina vítima de violência.  Em 2016, aproximadamente 535 milhões de crianças no mundo todo – uma em cada quatro – viviam em países afetados por conflitos violentos, desastres naturais ou outras emergências.

Três quartos dessas meninas vivem na África Subsaariana.Em países como o Sudão do Sul ou a Somália existem milhões de meninas que continuam com seus direitos básicos negados. Em situações de conflito, as meninas têm 2,5 vezes mais possibilidades de serem retiradas do colégio.