Apesar de mais abertos para as causas sociais, os brasileiros ainda não sabem ao certo quem e de que maneira podem ajudar, além da desconfiança se os recursos realmente chegam ás pessoas certas. São esses dados do estudo socioeconômico Dádivas de Marca que serviram como base para a criação da campanha Dia de Doar, promovida pelo Movimento por uma Cultura de Doação e pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR).
Criada pela agência Umbigo do Mundo, Dia de Doar é um movimento que através de um site interativo incentiva e mobiliza pessoas comuns, empresas públicas, privadas, sindicatos e organizações a se unirem pela cultura da filantropia além de tornar as organizações sociais mais abertas ao engajamento desses apoiadores . “Você não precisa ser um líder mundial ou um milionário para doar. O #diadedoar é sobre pessoas normais se juntando para fazer coisas extraordinárias”, explica a home page da campanha.
Em sua terceira edição no Brasil, o movimento surgiu em 2012 nos Estados Unidos com o nome Giving Tuesday sendo realizado na primeira terça-feira após o feriado Thanks Giving (Ação de Graças). Segundo os criadores da campanha, a escolha da data é uma forma de proveitar o espírito de gratidão que o feriado americano e canadense perpetua entre as pessoas para que elas se sintam mais dispostas a ajudar o próximo, além de ser uma reação ao consumo exagerado durante o Black Friday e as comemorações de final de ano.
Segundo Henry Timms, um dos criadores da campanha, fazer uma doação através de uma plataforma inovadora como a que a campanha oferece vai ao encontro de uma nova forma de engajamento principalmente dos jovens, que buscam soluções confiáveis e práticas e que apesar de considerarem a filantropia uma ação nobre, se preocupam mais ainda em compartilhar para a rede de amigos que eles ajudaram uma causa que eles consideram importante. tornar essa doação pública mostrando para a rede de amigos. “Basta olhar para o desafio do balde de gelo para perceber que as pessoas querem ter mais agência e se sentir donas quando se engajam com as organizações que consideram importantes”, explica Henry Timms.
Em 2014, o Dia de Doar no Brasil contou no ano passado com mais de 400 parceiros, ecomo, por exemplo, a Microsoft, o Ministério do Meio Ambiente e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. A tendência é que na edição de 2015 haja um aumento significativo no número de apoiadores e de doações.
Para participar, basta se cadastrar no nosso site e dizer que tipo de doação você pretende fazer. E no dia 01 de dezembro (data da campanha de 2015), avise compartilhe com todos os seus amigos sobre o que e para quem você está doando para inspirá-los á fazer o mesmo. No site www.diadedoar.org.br está disponível um passo a passo para saber como ajudar. Podem ser doações diretas, orgainzação de um churrasco beneficente ou qualquer outra forma criativa de ajudar o próximo.