16/06/2016

16 de junho

Para nunca esquecer

Dia da Criança Africana

16/06/2016

Pouca gente sabe, mas 16 de junho é o Dia Internacional da Criança Africana. A data foi criada com o intuito de chamar a atenção para a realidade de milhares de crianças africanas, que são vítimas de violência, exploração e diversas formas de abuso.

shutterstock_136929833.jpg

O dia 16 de junho foi escolhido por conta do chamado Levante de Soweto, que ocorreu em 1976, e foi uma das maiores e mais violentes revoltas registradas durante o regime do Apartheid, na África do Sul. Nas manifestações, milhares de estudantes saíram às ruas para protestar contra as péssimas condições da educação destinada aos negros sul-africanos, e pelo fato de ser ensinada apenas a língua Afrikaans, utilizada pelos brancos.

Os protestos foram fortemente reprimidos, o que causou a morte de centenas de pessoas, especialmente crianças e adolescentes. Uma das vítimas foi Hector Pieterson, que tinha apenas 12 anos e foi baleado pelas forças policiais. A foto do corpo do garoto sendo carregado ficou famosa, tornando-se o símbolo da violência e do racismo do regime sul-africano.

Hector Pieterson, Soweto, 1976.jpg

Hector Pieterson, que tinha apenas 12 anos e foi baleado pelas forças policiais.

O Dia Internacional da Criança Africana foi criado em 1991, em memória das crianças mortas em 16 de junho de 1976 e em prol de todas as crianças africanas que ainda sofrem com péssimas condições de vida e violações de direitos em diversas formas.

Neste ano de 2016, a Unicef realizou uma pesquisa com 1,4 milhão de jovens de nove países, que obteve como resultado a resposta de que os governantes não estão fazendo o suficiente para acabar com os conflitos na África, que têm vitimado milhares de crianças todos os anos. O resultado, com um compilado das respostas, será entregue pela Unicef hoje para os líderes africanos. Para ler mais, clique aqui.

Para continuar acompanhando tudo sobre intolerância e aceitação, cola com a gente nas redes e compartilhe!