Deusas maltratadas

09/12/2013

o-TAPROOT-570 o-TAPROOT-INDIA-570 (1) o-TAPROOT-INDIA-570

As tradicionais representações dass divindades indianas Saraswati, Durga e Lakshmi aparecem com marcas de violência no rosto e olhar assustado. O texto diz: “reze para nunca ver este dia. Atualmente, 68% das mulheres na Índia são vítimas de violência doméstica. Amanhã talvez nenhuma seja poupada. Nem aquelas a quem rezamos.” A campanha criada pela agência Taproot para o projeto Save Our Sister, uma iniciativa da ONG Save the Children Índia que atua no combate à exploração sexual e tráfico de mulheres.

Os casos de estupros coletivos na Índia chocaram o mundo e fez com que aumentasse a pressão interna no país para mudanças que protegessem as mulheres. De acordo com a BBC,  foram registrados no ano passado mais de 244 mil crimes contra mulheres. Um número que deve aumentar com as novas legislações que protegem as mulheres vítimas de violência (as leis anteriores coibiam o registro de ocorrência, leia mais sobre isto aqui e aqui).

A campanha, veiculada em junho, dividiu opiniões. Alguns críticos a consideraram machistas porque não reforça o protagonismo feminino no combate à violência enquanto outros enxergaram ofensa ao hinduísmo, religião majoritária no país (Leia mais). O esforço em sensibilizar a sociedade indiana continua e ainda há um longo caminho pela frente. Em julho deste ano, aconteceram registros chocantes de abuso sexual contra meninas (confira aqui).

Em outra campanha, atrizes indianas ironizam o machismo num vídeo que mostra o ridículo dos argumentos que tentam culpar as vítimas pela violência sofrida.