20/05/2016

Desperdício

Um alerta para a economia de energia.

Despertador inusitado

20/05/2016

Quase todo mundo gosta, vez ou outra, de entrar debaixo do cobertor, pegar uma comidinha e passar horas assistindo aquela série que ama ou um bom filme.  Acontece que não é raro, também, bater aquele sono repentino que te vence sem você perceber. E quando você acorda já de manhã.  A televisão está lá, ligada há horas e gastando uma energia. O resultado a gente sabe, dói no bolso: a televisão pode representar até 15% do gasto mensal de eletricidade de uma família. Pior é o impacto no meio ambiente.

A campanha da Assembleia Legislativa do Rio (ALERJ) mirou nos cochilos acidentais (e no pessoal que gosta de dormir com a TV ligada, sem usar o tiver) e inovou com um comercial difícil de ignorar. Veiculado durante a madrugada, funciona como um despertador. No final, a mensagem:  “estava dormindo? Economize energia. Desligue a TV”.

Dica de economia

Desligue o aparelho no botão power (liga/desliga), porque o modo stand by continua consumindo energia. Se você tem o hábito de dormir com a TV ligada, acione a função desligamento automático. Se possível, substitua o seu aparelho antigo por uma televisão de LCD, que é muito mais econômica (via Planeta Sustentável).