Dá para vencer a doença
Não tem nada a celebrar no Dia Mundial de Saúde (7/4), que este ano promove a luta contra o diabetes. O número de diabéticos no mundo praticamente quadruplicou desde 1980 – mais de 422 milhões de pessoas têm a doença em todo o mundo. E a previsão é ainda mais assustadora: esse número pode dobrar em 20 anos. Mais da metade dos adultos brasileiros estão acima do peso e 20% estão obesos. No Brasil, o diabetes já atinge 8,8% das mulheres e 7,4% dos homens.
A Organização Mundial da Saúde, OMS, lançou uma campanha contra o diabetes que é inspirada nas HQs para mostrar que, embora exija disciplina e força de vontade, é possível derrotar a doença. O alvo é o público infanto-juvenil. O aumento de crianças e adolescentes com diabetes tipo 2 (a mais comum) é uma das consequências da epidemia de obesidade devido a excesso de alimentos processados, açucares e falta de hábitos saudáveis.
Existem três formas principais de diabetes: tipo 1, tipo 2 e diabetes gestacional (ocorre durante a gravidez mas depois pode desaparecer). A causa da diabetes tipo 1 é desconhecida, os pacientes precisa da administração de insulina para sobreviver. A da tipo 2 é associada ao excesso de peso e inatividade física.
A OMS chama a atenção para o número crescente de pessoas vivendo – e morrendo – de diabetes e doenças relacionadas, especialmente em países de rendas média e baixa. Em 2012, o diabetes foi a causa direta de 1,5 milhão de mortes. Mais de 80% das mortes acontece em países em desenvolvimento. Veja abaixo o filme da campanha (está em inglês).