Cerca de 90% das vítimas de assédio sexual não denunciam. Muitas acham que o agressor não será pego. Mas, em Londres, a campanha Report it to Stop it quer mostrar justamente o oposto, que cada denúncia que se faz pode parar um agressor e levá-lo à Justiça.
O filme, que começou a ser veiculado na última segunda-feira (13/3), mostra um empresário de sucesso em meio a uma reunião. Seu rosto é distorcido, em efeito pixelado. Enquanto ele fala, são ouvidas as vozes de mulheres que denunciaram os assédios e tentativas de abusos que ele fez nos transportes públicos.
À medida que cada mulher relata sua experiência, o rosto do homem torna-se cada vez mais visível até que pode ser visto claramente. No final do filme, o homem é detido pela polícia.
Outro filme da campanha, traz o relato de vítimas reais contanto os abusos que sofreram.
A campanha é da Transport For London (TfL), a Polícia de Transportes Britânica (BTP), o Serviço de Polícia Metropolitana (MPS) e a guarda municipal de Londres (CoLP) e faz parte de um programa para erradicar o comportamento sexual indesejado na rede de transportes públicos de Londres. A criação é da agência britânica VCCP.
Estratégia de sucesso
A campanha tem sido bem-sucedida em encorajar as mulheres a denunciar comportamentos sexuais indesejados nos transportes públicos, que as fazem se sentir desconfortáveis. Seu primeiro filme publicitário (acima), veiculado em 2015 e com mais de 3 milhões de visualizações só no YouTube, foi considerado pela TfL responsável pelo aumento de 36% nas prisões de agressores nos últimos dois anos – o número de denúncias dobrou de 1.023 no período de 2012/13 para 2.087 em 2015/16.
Além dos filmes e cartazes (veja abaixo), estão sendo realizadas ações em pontos estratégicos das estações de metrô de Londres, com aconselhamento específico ao público sobre como podem denunciar casos de assédio ou qualquer outro comportamento sexual indesejado.