Há praticamente um mês do verão (que começa oficialmente no dia 21 de dezembro, às 20h38), é preciso redobrar os cuidados com as ‘pragas’ da temporada. Talvez a principal delas seja a dengue. O filme acima, criado pela agência Agnelo Pacheco, para o Ministério da Saúde cobra as responsabilidades da população para evitar a doença. O texto, ilustrado por cenas de um dominó, diz que “se você agir, podemos evitar” (o slogan está em todas as peças) e lista algumas ações simples para evitar a proliferação do mosquito.
De acordo com o Ministério da Saúde, a inovação da campanha deste ano é “um novo olhar sobre a forma de lidar com a doença, com a qual o Brasil convive há 24 anos. Uma mensagem mais direta à população sobre a gravidade da dengue e sobre a necessidade de que cada pessoa elimine criadouros do mosquito em sua casa direciona as peças publicitárias impressas, na TV e no rádio.” As peças da campanha podem ser baixadas pelo Portal da Saúde.
O mapa da infestação, divulgado pelo Ministério da Saúde, mostra que 15 cidades apresentam risco de surto e 11 capitais estão em situação de alerta (confira a lista).