Delivery reverso
Você sabia que cerca de 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são jogadas todos os anos? O pior é pensar na quantidade de pessoas que poderiam ser alimentadas com o desperdício. A ação Delivery Reverso, criada pela agência Grey para a ONG Banco de Alimentos, quer ajudar as pessoas a evitar o desperdício de comida e aplacar a fome de quem precisa.
No Brasil, diariamente, 50 mil pessoas pedem comida em serviços de delivery. E são eles os potenciais clientes dessa “logística reversa”. Funciona assim: ao pedir comida em um dos estabelecimentos que participam da ação, o consumidor é questionado se tem o interesse em doar algum alimento que para a ONG. Caso ele confirme o interesse, o mesmo motoboy que faz a entrega do pedido é o que faz a coleta da doação. A distribuição dos alimentos fica à cargo da própria ONG.
Em entrevista ao site Hypeness, o CCO da agência Grey, Rodrigo Jatene, afirmou:
“apesar de o brasileiro estar disposto a doar alimentos para quem precisa, a falta de tempo e a famosa preguiçinha acabam fazendo com que boa parte das doações não se concretizem“.
A pizzaria Veridiana em São Paulo, foi o primeiro estabelecimento a se cadastrar e aderir à campanha, que já conta com restaurantes japoneses e pizzarias. Qualquer estabelecimento que tenha o serviço de entrega pode participar e colaborar com a causa, se cadastrando no site.
Os restaurantes parceiros terão direito à treinamento e a uma mochila personalizada que serve não só para facilitar o transporte dos alimentos doados, mas que não ocupem o espaço destinado às entregas dos próprios clientes.