Deixe tudo azul: Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo

01/04/2011

Amanhã é o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, um problema que atinge uma em cada mil crianças. A campanha pede para as pessoas se vestirem de azul numa ação contra o preconceito e também de alerta para a necessidade de um diagnóstico precoce. No mundo todo, monumentos ganharão iluminação azulada. Entre eles, o Cristo Redentor (Rio de Janeiro). O filme acima faz parte da campanha Light Up Blue e a música é cantada por um coro de crianças autistas.

O trailer acima é do documentário WRETCHES & JABBERERS, que mostra a viagem pelo mundo de dois homens com autismo, Tracy Thresher e Larry Bissonnette. O filme produzido por Douglas P. Biklen e Wurzburg Gerardine e financiado pela Fundação John P. Hussman, mostra que é preciso mudar as atitudes sobre a deficiência de inteligência e comunicação. A renda do filme será destinada à Autism Society. Já o clipe abaixo, é de Scott James. O cantor, portador da Síndrome de Asperger (síndrome do espectro autista, diferenciando-se do autismo clássico por não comportar nenhum atraso ou retardo global no desenvolvimento cognitivo ou da linguagem do indivíduo), foi descoberto em um show de talentos da Grã-Bretanha. Ele ficou sete anos sem sair de casa (dos 13 aos 20 depois do diagnóstico) e gravou a canção para o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo 2011.

No Brasil, o filme criado pela Central Globo de Comunicação pede para as pessoas se vestirem de azul. O texto diz: cerca de 2 milhões de brasileiros são portadores de autismo, muitos ainda sem diagnóstico.