Wagner Moura, Leandra Leal e Gregório Duvivier emprestam seu prestígio para o novo filme da campanha Da Proibição Nasce o Tráfico, criada para estimular o debate público sobre a guerra às drogas. A primeira fase da estratégia foi lançada em 2015, com ilustrações criadas por vários cartunistas famosos como Laerte, Angeli e André Dahmer estampados na traseira de ônibus. A iniciativa é do CESEC – Centro de Estudos de Segurança e Cidadania da Universidade Candido Mendes.
O novo filme foi idealizado pelo escritor João Paulo Cuenca e pelo jornalista Bruno Torturra, com texto em forma de jogral e imagens de arquivo que mostram ações policiais no Rio de Janeiro. Além dos atores famosos, a peça traz os jornalistas Flavia Oliveira e Ricardo Boechat, os policiais militares Cel. Ibis Teixeira e Cel. Jorge da Silva, o empresário e ex- apresentador do programa Navegador da Globonews, Alê Youssef, o Coordenador do Coletivo Papo Reto, Raull Santiago, além das ativistas Maria Aparecida Carvalho (Cidinha) e Margarete Brito que são mães de pacientes que usam maconha medicinal e do antropólogo Luiz Eduardo Soares. A criação é da agência Lema.
“Por uma coincidência terrível, nosso vídeo vem à tona justamente no momento em que o Rio de Janeiro vive um aumento agudo e intenso dessa trágica guerra às drogas”, reflete a socióloga Julita Lemgruber, diretora do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania.
Educação
Além do material publicitário, a iniciativa também já organizou palestras e trouxe ao Brasil nomes proeminentes na discussão sobre política de drogas em todo o mundo, como os norte-americanos Deborah Small, advogada e Carl Hart, neurocientista e professor da Columbia University.