Uma série de posts enigmáticos dos perfis de celebridades vem chamando a atenção dos seguidores de celebridades como as atrizes Preta Gil, Marjorie Estiano e Deborah Secco e a apresentadora Bela Gil. Ao postarem mensagens curtas e, aparentemente sem sentido, como “foi na quina da mesa” e “foi a torneira do chuveiro“, os perfis das artistas acumularem dezenas de comentários curiosos e de palpites sobre o motivo dos posts.
Os internautas mais curiosos e antenados nas ferramentas da rede social, investigaram e divulgaram o mistério nos comentários. Basta clicar no link “Editado”, que aparece sempre quando o texto original é modificado, que o que está por trás das mensagens é revelado. Na verdade, elas referem-se às famosas desculpas usadas por mulheres vítimas de violência doméstica para não denunciarem seus agressores. “É isso que você deve fazer sempre: reparou alguma coisa estranha, procure saber mais. Muitas vezes, uma maçaneta da porta é um marido agressivo e a vítima não tem coragem de dizer. Viu sinais de agressão? Denuncie. Faz um 180 e dê uma virada nessa realidade. Disque-Denúncia – 180“, diz a publicação original.
A ação interativa, que começou nessa segunda-feira (24), faz parte da campanha Curiosidade Salva, uma parceria entre diversas celebridades (outras irão postar mais mensagens durante a semana) com o Disque Denúncia do Rio de Janeiro. A estratégia teve a aprovação da grande maioria dos seguidores. O post da Bela Gil, por exemplo, teve mais de 12 mil curtidas em menos de 24 horas e diversos elogios à forma criativa para abordar um tema tão delicado. Veja alguns comentários abaixo.
Muitas internautas também aproveitaram a oportunidade para divulgar nos comentários o video da Youtuber Jout Jout, que se inspirou em relatos de mulheres envolvidas em relações abusivas para abordar o tema e dar dicas de como reconhecer se você está ou não neste tipo de relacionamento. Veja o video abaixo, intitulado Não Tire o Batom Vermelho, que tem mais de um milhão de visualizações.
Pesquisas realizadas pelo Instituto Maria da Penha mostram que a cada dois minutos, cinco mulheres sofrem algum tipo de agressão. E como agravante, 74% das que sofrem violência doméstica afirmam não denunciar os seus agressores, seja por medo ou por não reconhecerem que são vítimas de violência. Para ler sobre outras campanhas que o blog publicou e que abordam esse assunto, clique aqui.