19/05/2016

Trânsito

Não deixe seu amigo dirigir após beber.

Cuide dos amigos

19/05/2016

A culpa é um sentimento doloroso e pode assombrar a vida de uma pessoa para sempre. Essa é a mensagem central da mais recente campanha sobre bebida e direção da Polícia Rodoviária de Mumbai (Índia).  Inspirada em uma tragédia real, esta campanha traz uma perspectiva diferente e mira em quem acompanha o motorista na hora da bebida.

Em três minutos, este filme forte e sem diálogos, mostra que uma tragédia pode ter mais de um culpado – direta ou indiretamente – especialmente os amigos que acompanharam a bebedeira. A criação é da FCB Ulka. Embora, o personagem tenha se embriagado, o resultado poderia ter sido o mesmo se fosse menos bebida. Estudos recentes mostram que o consumo de álcool faz com que os reflexos fiquem mais lentos.

O filme Culpa faz parte da campanha Do not Drink & Drive da Polícia de trânsito de Mumbai, que em 9 anos vem tendo bons resultados por causa das suas , penalidades e multas rígidas contra infrações rodoviárias. “Se você está bebendo durante uma festa com os amigos seja sempre responsável. Chame um táxi depois da festa para o seu amigo. Não permita que ninguém conduza em estado de embriaguez. É sobre isso que o filme trata“, diz Swati Bhattacharya, Diretora de Criação da FCB Ulka, ao site Exchange4Media.

O álcool mata cerca de 3,3 milhões de pessoas no mundo a cada ano, ou cerca de uma pessoa a cada 10 segundos, de acordo com um relatório da OMS. Essa taxa é maior do que as mortes causadas pela AIDS, a tuberculose e a violência combinados. De acordo com o Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa), os efeitos do álcool em nosso corpo não devem ser subestimados. Em média, o álcool é metabolizado a uma velocidade de 0,15 gramas por litro por hora. Por exemplo, uma dose de 0,2g/l – o equivalente a um copo de chopp ou cerveja, uma taça de vinho, meia dose de whisky ou cachaça – leva cerca de uma hora e meia para ser totalmente eliminada. Esse tempo varia um pouco de pessoa para pessoa e de acordo com o gênero, uma vez que as mulheres são mais vulneráveis ao álcool do que os homens.

Algumas pessoas acreditam que parar de beber ou tomar um copo de café podem torná-los aptos a dirigir com segurança. A verdade é que o álcool continua a afetar o cérebro, prejudicando a coordenação e capacidade de julgamento até mesmo horas depois da ingestão da última dose. Dessa forma, alguns fatos ficam evidentes: não existe maneira de acelerar a recuperação do cérebro após a embriaguez, ou tomar boas decisões ao volante quando você já bebeu.