video COMPOSTA SÃO PAULO (animação) from Morada da Floresta on Vimeo.
Você pode ajudar o planeta sem sair de casa. Nós trouxemos dois vídeos e um manual que ensina como cuidar do lixo orgânico e transformá-lo em um adubo sem cheiro. É uma solução de baixo custo, que pode ser feita até em apartamentos.
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, os resíduos orgânicos correspondem a mais de 50% do total de resíduos sólidos urbanos gerados no Brasil. São 800 milhões de toneladas produzidas no planeta todos os anos. Nas florestas e em outros ambientes naturais, a matéria orgânica se degrada naturalmente, reciclando os nutrientes nos processos da natureza. Mas quando gerados nas cidades (em nossas casas, comércios e indústrias) podem se constituir em um sério problema ambiental. Você pode fazer toda a diferença sem sair de casa.
Os processos mais comuns de reciclagem desses resíduos são a compostagem (degradação dos resíduos com presença de oxigênio) e a biodigestão (degradação dos resíduos com ausência de oxigênio). Esses tratamentos resultam na produção de fertilizantes orgânicos e condicionadores de solo, promovendo a reciclagem de nutrientes, a proteção do solo contra erosão e perda de nutrientes e diminuindo a necessidade de fertilizantes minerais.
Compostagem com minhocas
Dicas da equipe da Morada da Floresta
Neste manual ilustrado da Composta São Paulo, você pode ter mais informações de como fazer a compostagem com minhocas. A ONG também oferece cursos e oficinas sobre diversas formas de reciclagem.
Compostagem com baldes
Vídeo do Programa Globo Rural, divulgado pelo Ministério do Meio Ambiente.
Com informações do Ministério do Meio Ambiente.
Foto: ste 71 via Visual hunt / CC BY-NC-SA