Crise na campanha ambiental

28/11/2008

Gráficos sobre a crise econômica ilustram a nova campanhar do Surfrider Foudation que alerta sobre a degradação dos oceanos. A intenção é pegar carona na preocupação que as pessoas estão tendo com a crise para fazê-las refletir também sobre o meio ambiente. A criação é da agência Script do Rio, que utilizou nas peças informações contidas nos estudos do UNEP (United Nations Environment Programme) e do IPCC (Intergovernmental Panel On Climate Change). A campanha será veiculada na Califórnia, onde a Surfrider é sediada. Nos EUA, a crise econômica lidera a lista de preocupações conforme os resultados do estudo “Climate Monitor”, do programa ambiental do HSBC, com base em 12 mil pesquisas feitas em 12 países no segundo semestre deste ano. Na contramão da tendência, os brasileiros sentem mais medo das mudanças climáticas, apesar da crise global.

De acordo com um novo estudo sobre o clima, que será apresentado na semana que vem na Conferência das Partes da Convenção de Mudanças Climáticas da ONU, as mudanças climáticas ameaçam ecossistemas e cerca de um bilhão de pessoas. No final desse século, segundo o documento, as temperaturas nas regiões tropicais da África, Àsia Meridional e América Central deverão subir num ritmo mais acelerado. A Amazônia poderá se transformar em savana. Com informações do CCSP.