Imagine tentar cantar quando cada respiração é uma verdadeira batalha. O Breathless Choir mostra que quando há empatia e esforço envolvidos, tudo é possível. Esta campanha da Phillips ganhou dois leões de ouro na categoria Health and Wellness (saúde e bem-estar) no Festival de Cannes 2016.
Com as lições do famoso maestro inglês, Gareth Malone, 18 pessoas reais com problemas respiratórios graves, com idades entre 12 e 92 anos, formaram um coro improvável. Vencer o desafio de cantar levou a essas pessoas uma nova perspectiva de vida e melhorou a autoestima. O vídeo da apresentação do grupo, no Teatro Apollo (Nova York), em novembro do ano passado, já tem mais de 8 milhões de visualizações.
De acordo com especialistas ouvidos pela Phillips, os exercícios do canto melhoram a respiração. Para muitos dos cantores, dependentes de máquinas de oxigênio, com riscos diários de desmaiar e ter convulsões, até mesmo conversar era difícil. Pouco a pouco, eles aprenderam a usar a respiração que tinham e se superaram. E uma das coisas que torna esta campanha tão emocionante é justamente vê-los se superando genuinamente.
O coro escolheu a música Police “Every Breath You Take”, para marcar o Dia Mundial da DPOC (18 de novembro). A Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) é a terceira maior causa de morte em os EUA, depois de doenças cardíacas e câncer, e afeta 11 milhões de americanos. O coro foi formado pela Philips, como parte de um esforço para mudar percepções da sua linha de produtos Healthtech, entre eles um aparelho de oxigênio portátil. A ideia é mostrar que as limitações físicas não impedem as pessoas de vencer desafios e encantar.