No Canadá, andar de ônibus público não é considerada a forma mais divertida e confortável de transporte. Mas o Sistema de Trânsito da cidade de Edmonton (ETS) quer mudar essa percepção. De olho no público jovem, a campanha mostra, de uma forma irreverente e divertida, que andar de ônibus pode ser bem “cool” (legal, bacana, descolado). E viralizou nas redes socais
Com um tom e técnicas propositalmente exageradas (cenas em câmera lenta, máquinas de vento, trilha sonora e narração épicas), o filme ganha um ar de trailer de filme dramático. As cenas mostram passageiros entusiasmados ao entrar no ônibus e destacam os diversos benefícios que o sistemas de transporte pode oferecer, como “assentos de espaçosos e luxuosos”, “motorista super descolado” e um aplicativo móvel com informações em tempo real sobre os onibus .
“É bacana relaxar no trânsito, enquanto um profissional faz a condução. É legal se comunicar com os amigos, conversando ou mandando mensagens. É ótimo poder obter informações em tempo real sobre o seu ônibus por meio do uso da tecnologia GPS. É bom e conveniente não ter que procurar ou pagar estacionamento. Nós temos 900 ônibus descolados e 175 rotas para levar você onde quiser. Então, sente, relaxe desfrute o passeio“, provoca a campanha em sua home page.
Para o Departamento de Comunicação do ETS, essa forma despojada é ideal para destacar os benefícios do transportes oferecido para a população e aumentar o número de usuários no dia a dia. Jennifer Laraway, conselheira de comunicação da ETS, afirmou ao site Adweek que reconhece as desvantagens que as pessoas costumam ver em utilizar o transporte público regularmente, mas afirma que destacar os benefícios pode fazer com que a população fique curiosa e tentada à experimentar o serviço.
Lançado oficialmente em maio deste ano, o comercial viralizou na última semana e contabilizou mais de 295 mil visualizações no Youtube desde o último domingo (16 de agosto). Mas vem recebendo críticas por ser muito similar à campanha do Serviço de Transporte da Dinamarca. Laraway admite que a equipe de marketing da ETS se inspirou na campanha europeia. Mas rechaça a ideia de ser uma cópia. “É como arte. Qualquer arte”,diz. “Nós fomos inspirados por um pedaço, mas nós definitivamente não queria copiar a peça. Nós queríamos colocar a nossa própria visão local sobre isso“.
Veja abaixo as sequências da campanha dinamarquesa.