Você compra um relógio por 40 dólares (cerca R$ 80) e ajuda a construir poços de água potável em Ruanda. Ou compra uma jaqueta por uns R$ 200 e consegue dar outra para uma criança num campo de refugiados. As bijuterias feitas com pedaços de bombas ajudam a limpar áreas onde estão minas terrestres no Laos. A iniciativa da The Union Co, uma loja online que vende produtos cujos lucros são revertidos para uma comunidade ou programa de ajuda humanitária, mostra que até o consumismo pode ser usado para o bem. Com informações do Catraca Livre.
A iniciativa é recente. A The Union Co foi fundada no ano passado pelo americano Mitch Ahlenius e teve recursos iniciais de um site de crowdfunding, o Ziva. Segundo Ahlenius, a empresa surge para vender coisas que as pessoas precisam. Só que em vez de optar pelos fornecedores tradicionais, tudo que está à venda na loja são feitas por comunidades que precisam de ajuda ou instituições que as financiam de alguma forma (como a People Water que tem programas de fornecimento de água potável para o Haiti).