No início deste mês, a cineasta Tara Miele aproveitou o início do Ramadan – mês em que os muçulmanos praticam o seu jejum ritual – para lançar um vídeo lindo que é uma aula contra a intolerância. “Meet a Muslin” é um esforço para combater a retórica anti-muçulmana de Donald Trump, além de desmascarar os estereótipos perpetuados pela mídia e por alguns políticos sobre os muçulmanos. E agora, logo após o trágico ataque em Orlando, a iniciativa é mais que apropriada.
O vídeo traz depoimentos de uma variedade de cidadãos dos EUA que compartilham a fé islâmica. As cenas mostram a multiplicidade de identidades que existem entre os muçulmanos. Entre os protagonistas estão um pediatra, um músico e poeta, um homem casado com outro homem e uma apaixonada por filmes de natal. De forma bem-humorada, inocente, emocionada ou mais séria, todos eles compartilham um pouco das suas histórias e refletem sobre suas preocupações com reações de ódio de pessoas que não compreendem o que realmente significa ser um muçulmano. Também demonstram o receio de ver seus filhos crescerem se achando menos dignos por causa de sua fé.
“Nós compartilhamos algo em comum de querer compreender o mundo em torno de nós. Seja através do cristianismo, seja através de Budismo, se você é um ateu. Islam é apenas um desses caminhos que nos ajudam a conectar com o mundo que nos rodeia” explica um dos participantes. O vídeo traz um evidente contraste com as imagens dos fanáticos violentos que vêm protagonizando as manchetes no noticiário e usam a religião como um pretexto para seus crimes de ódio.
Tara Miele explicou ao Adweek que a vontade de criar o vídeo veio após presenciar em sua própria casa um ato de intolerância contra os muçulmanos. Miele, que não é religiosa, disse que se sentiu na obrigação tomar alguma atitude ao ver sua madrasta – que não conhece nenhum muçulmano – defender a posição xenofóbica de Donald Trump durante um jantar de família. Por isso, siga o conselho dado no vídeo: “Se você tem medo do islã, conheça um muçulmano”.
Saiba mais
De acordo com a Wikipédia, muçulmano é todo o indivíduo que adere ao Islã, uma religião monoteísta centrada na vida e nos ensinamentos de Maomé, que recebeu revelações do Arcanjo Gabriel. Além disso, os muçulmanos também dão ênfase aos dogmas da oração, jejum no mês de Ramadan, peregrinação em Meca e o estudo do Alcorão.
A revista Carta Capital fez uma reportagem bem interessante sobre a islamofobia, Islã e terrorismo, logo após os atentados de Paris. Recomendamos a leitura!