Para mostrar como é complicada a vida de uma pessoa analfabeta, o Burger King fez um experimento social. No drive-thru e nos cardápios, o texto foi propositalmente embaralhado para se tornar ilegível (em inglês, gibberish). Os clientes, claro, ficaram muito confusos. O resultado virou parte da campanha mundial pela alfabetização, que acontece anualmente em setembro, do Burger King – McLamore Foundation.
A criação é da agência Code and Theory, que usou o tom descontraído dos experimentos sociais (anda em voga nas campanhas de interesse público, veja algumas aqui). A campanha foi feita para as redes sociais.
De acordo com o vídeo, 14% dos norte-americanos adultos são analfabetos. No mundo todo, são 750 milhões de adultos analfabetos no mundo, dois terços dos quais mulheres, incluindo 115 milhões de jovens (dados da ONU). O que representa cerca de 20% da população mundial. No Brasil, a situação não é muito melhor. Dados mais recentes do IBGE revelam que 8,3% da população com mais de 15 anos é analfabeta. Este percentual representa aproximadamente 13,2 milhões de brasileiros. Em zonas rurais, os dados do programa chamado “Educação para Todos”, da UNESCO, revelou que este índice chega a 25%.
Fundação Burger King
A Fundação leva o nome do fundador do Burger King, James “Jim” W. McLamore, e foi criada em 2000. Inicialmente, o programa fornecia bolsas de estudo a estudantes e também a familiares de funcionários da empresa. De lá para cá, iniciou também programas de alfabetização e formação técnica em zonas vulneráveis. Este ano construiu o primeiro centro educacional na América Latina, na República Dominicana.