Comida venenosa

24/07/2017

Se te oferecerem um prato com  “toxinas paralisantes” que “poderiam sufocar você”, provavelmente não o comeria. Mas esse é o tipo de escolha que as pessoas que sofrem de alergias alimentares sofrem todos os dias.

A nova campanha da End Allergies Together (ou EAT), criada pela BBDO New York, levou um food truck com comidas venenosas para as ruas para aumentar a conscientização sobre alergias alimentares – e dinheiro para pesquisar possíveis curas. E mostrar como é dura a realidade das pessoas que sofrem de alergias alimentares: uma mordida errada e pode ser mortal. O protagonista é um  chef conhecido, Ming Tsai, que oferece comida no food truck “Khil Mi” – uma brincadeira com a expressão “me mate”, em inglês.

O caminhão foi instalado em frente ao Madison Square Park (uma área comercial movimentada, onde os vendedores de comida muitas vezes perdem seus produtos), em Nova York.

A campanha é dedicado a Oakley Debbs, uma criança de 11 anos que morreu no ano passado depois de ingerir acidentalmente uma noz, apesar de ter sido diagnosticada apenas com uma alergia leve às nozes – e a outras vítimas fatais de alergias alimentares.

Embora os números precisos sejam difíceis de encontrar, o risco de morrer por anafilaxia – ou reação alérgica grave – é relativamente baixo (cerca de 225 pessoas por ano, de acordo com um estudo de 2013, incluindo alérgenos não alimentares). Cerca de 17 milhões de americanos sofrem de alergias alimentares e 220 milhões ao redor do globo. As alergias mais comuns são a leite, ovos, soja, trigo, amendoim, nozes, peixes e mariscos.