Você se vê como uma pessoa bonita ou simplesmente normal? Essa é a pergunta que foi colocada pela Dove para diversas mulheres em cinco cidades diferentes – São Francisco, Xangai, Deli, Londres e São Paulo – como parte de sua nova campanha #ChooseBeautiful. Os resultados da pesquisa mostra que apesar de conseguirem ver algo de belo nelas mesmas, 96% das mulheres pesquisadas se descreveriam como “normais”.
Diante desses dados, a Dove instalou placas acima de portas de edifícios públicos nessas cidades escritas “Bonita” e “Normal”, fazendo com que as mulheres que entravam nos prédios escolhessem entre as duas portas. O resultado da ação foi filmado para registrar a forma como as mulheres se enxergam.
Confirmando o resultado das pesquisas realizadas pela própria Dove, a grande maioria das mulheres escolheu atravessar pela porta com a placa “normal”. Quando elas tiveram que mostrar como elas se vêem para os outros, a maioria se sentiu insegura ou com medo de parecer pretensiosa. “Foi bem difícil ver esses sinais, ter que escolher e ter a real consciência de como eu me percebo e se a minha visão se alinhe com a forma como o resto do mundo me percebe”, explicou uma das mulheres. Outra participante britânica afirmou que escolheu a porta com a placa “normal” sem hesitar. “Foi minha escolha e agora eu vou me questionar sobre isso pelas próximas semanas, talvez meses”.
Muitas se disseram arrependidas ou confusas com a decisão. “Será que eu escolhi “normal” por causa do que é constantemente bombardeada para mim e do que me fazem acreditar e aceitar? Ou eu estou escolhendo porque isso é o que eu realmente acredito?”, questionou a participante americana.
Um fato interessante na ação, é que quando algumas das mulheres estavam juntas em muitas ocasiões uma dizia a outra para entrarem na porta com a placa “bonita”. Já as que decidiram atravessar a placa “bonita” descreveram a escolha de se verem bonitas como um empoderamento. “Foi uma sensação muito triunfante. Era como dizer ao mundo que eu me acho bonita.”
Dessa forma, #ChooseBeautiful lembra que a mulher têm o poder de escolher se sentir bonita e acabar com o instinto de se contentar com a média. “As mulheres fazem milhares de escolhas a cada dia – relacionadas com as suas carreiras, suas famílias, e, não vamos esquecer, a si mesmas”, disse Dove em um comunicado de imprensa. “Sentir-se bela é uma das escolhas que as mulheres devem se sentir capacitadas a fazerem por si mesmas, todos os dias”. A campanha é uma criação da agência Ogilvy Chicago.
Vale lembrar que a campanha #ChooseBeautiful dá continuidade à linha de comunicação da Dove em torno da beleza real da mulher. Entre elas a campanha “Beleza Real” criada pela agência Olgivy&Mather de Toronto e vencedora do Grand Prix de Cannes na categoria viral. Para ler mais sobre as campanhas de autoestima da Dove publicadas pelo blog, clique aqui.