Chiclete na sola do tênis

24/04/2018

Nada mais irritante e comum que pisar em um chiclete. Em Amsterdã, são jogados 3,3 milhões de kilos de chicletes mascados nas ruas e custam outros milhões de dólares para limpá-los. A goma de mascar é feita de borracha sintética e leva de 20 a 25 anos para se desintegrar.  Numa iniciativa inovadora, os chicletes foram parar realmente na sola de um tênis. Como matéria-prima.

O novo produto, chamado Gumshoe Amsterdã, está sendo produzido pela parceria formada pela organização de marketing turístico da cidade I amsterdam, a empresa de designer Explicit Wear e a empresa de reciclagem de plásticos e polímeros, Gumdrop. O projeto usa 1 kilo de chiclete para produzir solas para 4 pares de sapatos e representam 20% da matéria-prima usada na produção. A campanha de divulgação foi criada pela agência Publicis One.

Os compostos Gum-Tec são formados como grânulos e moldados na sola do sapato, que também apresenta um mapa da cidade. “Começamos a procurar uma maneira de conscientizar as pessoas sobre esse problema […] Foi quando a ideia começou a criar um produto que as pessoas realmente querem de algo com o qual ninguém se importa”, disse um porta-voz da colaboração, Jonathan Van Loon. em um email para o The VergeVan Loon diz que os compostos são tão fortes quanto a borracha normal e até mesmo cheiro de chiclete.

O projeto Gumshoe diz que é o primeiro par de tênis feitos de chiclete. Além da sola, o resto do sapato é feito de couro. Os criadores querem expandir o projeto para outras grandes cidades e querem introduzir uma maneira mais fácil e mais sustentável para as pessoas se livrarem de seus chicletes. Os tênis começarão a ser vendidos em junho, nas cores pink ou preto e vermelho por 190 euros (cerca de US $ 232).