Nas festas de fim de ano, as pessoas costumam aproveitar mais o clima de confraternização. No Natal de 2012, a cervejaria austríaca Stiegl fez mais que lembrar que direção e bebida são uma combinação arriscada. Em lugar do rótulo foram inseridas passagens para transporte público de Salzburgo, cidade onde funciona a cervejaria.
A criação é da agência Demner, Merlicek & Bergmann que ganhou vários prêmios e rendeu ao cliente o título de “cerveja socialmente responsável”. Com informações da revista Exame.
No Brasil, os dados da última pesquisa do Ministério da Saúde sobre o impacto do uso de álcool, revelaram que uma em cada cinco vítimas de acidente de trânsito atendidas nos prontos-socorros do País estava sob efeito de bebida alcoólica, o que tem forte impacto nos atendimentos de urgência e emergência do Sistema Único de Saúde (SUS). A pesquisa – cujos dados são referentes a 2011 e fazem parte do Vigilância de violências e acidentes (Viva), estudo realizado pelo Ministério da Saúde em 71 hospitais que realizam atendimentos de urgência e emergência pelo SUS -, aponta ainda que as pessoas alcoolizadas estão mais sujeitas a hospitalização e a morte em decorrência do acidente. Foram ouvidas 47 mil pessoas em todas as capitais e no Distrito Federal, que ficou com a maior proporção do País em relação à vítimas de violência que haviam consumido álcool, com 58,3%.