Celulares analógicos viram e-books

21/06/2013

O Gran Prix da categoria mobile do Festival Internacional de Cannes foi para a campanha de comunicação de interesse público criada pela DDB para a SMART Comunicações, a maior Telecom das Filipinas. O surpreendente é que a ação foi feita para celulares analógicas e não usa a internet. Uma ideia viável para países em desenvolvimento.

Nos países desenvolvidos, tablets e e-readers se tornaram a solução para grandes livros pesados. Mas para os alunos de escolas públicas das Filipinas, que têm de levar cerca de 22 livros por dia, mesmo o modelo mais barato custa mais do que a renda mensal das famílias. Na verdade, os únicos aparelhos a maioria deles possuem são modelos antigos de telefones celulares analógicos, usados principalmente para mensagens de texto. O desafio era criar um novo tipo de livro didático, com texto leve e fácil, que foi chamado de TXTBKS.

Durante seis meses, autores e editores de livros didáticos refinaram os textos escolares oficiais em mensagens de texto de 160 caracteres. Os textos foram inseridos em cartões SIM (por aqui apelidados de chips), que transformou os antigos celulares em livros eletrônicos.