Uma geração livre da aids

01/12/2015

A Red, organização criada por Bono Vox em apoio à luta contra a aids, está promovendo nos últimos dias uma série de ações para o Dia Mundial da Luta Contra a Aids, celebrada hoje, dia 1º de dezembro.  Para arrecadar verba para para seguir na sua luta contra a doença, a Red lançou a campanha Once-in-a-life-time Experience (Experiência Única, em português), que oferece para seus participantes vencedores uma diversidade de experiências com celebridades.

Para lançar a ação, o apresentador americano Jimmy Kimmel fará uma edição especial ao vivo de seu programa nesta terça-feira onde diversas estrelas, como Tom Brady, Meryl Streep e Scarlet Johansson, irão participar de diferentes atrações e estimular a venda de produtos exclusivos e limitados da Red, através da plataforma de doações online, Omaze. As pessoas que comprarem os produtos anunciados ou fazerem uma doação mínima de $10 dólares para a organização concorrem automaticamente à uma série de prêmios, entre eles um passeio de bicicleta com Bono Vox, aulas de maquiagem com Kim Kardashian, um encontro com o ator George Clooney, uma visita ao set da série Game of Thrones e andar no tapete vermelho de uma grande premiação com a atriz Meryl Streep. A campanha começou hoje  e as inscrições e doações podem ser feitas através do site no Omaze.com/RED até o dia 21 de janeiro .

A verba arrecadada através das doações e das vendas dos produtos serão destinados à ONG parceira Global Fund, que desde 2002 tem se dedicado no combate à diversas doenças que afetam as populações carentes do mundo, especialmente a Aids.

Quando vemos tudo o que Bono Vox tem feito para combate ra Aids, é quase embaraçoso. Uma edição especial do meu progarama voltada para esta causa é o mínimo que poderia fazer”, diz Jimmi Kimmel. “Além disso, é época de natal. Todos tmeos que comprar presentes de qualquer forma. Que seja para ajudar mais pessoas então”, completa. No mesmo horário em que o programa vai ao ar, Bono Vox estará em Nova York para celebrar os 10 anos da Red, com o Vice-Presidente americano Joe Biden e celebridades como Miley Cyrus e Stephen Colbert.

E uma tentativa de ajudar a viralizar a campanha,  a Fundação Bill and Melinda Gates, criada pelo fundador e ex-presidente da Microsoft, Bill Gates,  promete doar $3 dólares para cada compartilhamento do vídeo promocional estrelado por Scarlett Johansson (veja acima).  A organização irá ainda contribuir com mais $1 milhão de dólares atingir a marca de 333 mil comparitlhamentos.

Em 2002, mais de 1.500 bebês nasceram com HIV a cada dia . Hoje esse número é de pouco mais de 600. O objetivo da Red é aproximar esse número do zero. “Estamos em um ponto de inflexão na luta contra a AIDS – com urgência e de ação é possível que o mundo acabe com a transmissão do HIV de mães para seus bebês. Nós podemos entregar a primeira geração livre da Aids em mais de trinta anos“, diz Bono Vox

Uber na luta contra a Aids

Nos Estados Unidos, o Uber também entrou na campanha da Red. Ao final de cada corrida, os usuários de serviço de carro recebem uma mensagem em que são incentivados a doar $5 dólares extras para combater a Aids. Para lembrar lembrar aos usuários a importância deste dia, todos os carros de uberX no aplicativo, inclusive no Brasil, ficaram vermelhos. “Neste dia Mundial Contra a Aids, firmamos essa parceria com a Red permitindo que nossos pilotos nos ajudem a consudzir uma geração livre da Aids”, diz a mensagem do aplicativo.

A campanha da Red é parte do esforço global para acabar com a epidemia de Aids em 2030. Para cumprir este objetivo, a Organização Mundial de Saúde vai lançar novas recomendações com foco nos métodos de testes de HIV e métodos de tratamento e prevençnao personalizados. No ano passado, 1,2 milhões de pessoas morreram de causas relacionadas ao VIH a nível mundial. Segundo o Ministério da Saúde, 734 mil pessoas vivem com o vírus HIV no Brasil, mas só 589 mil sabem. Segundo a matéria do site Uol, o Brasil tem até 2020 para atingir a meta de ter 90% das pessoas com HIV diagnosticadas.