Beber e dirigir continua sendo um enorme problema no mundo todo. Não faltam campanhas educativas. E esta ação realizada na Rússia, é uma das mais interessantes. O bar russo Alibi em parceria com o Uber deu aos consumidores uma espécie de bafômetro de bolso. Entregue junto com a conta, o cartão de visitas vem com uma tira que muda de cor ao medir o nível de álcool na saliva.
Se a tira ficar verde, é hora de deixar o carro estacionado e pedir um Uber. Se ficar amarelo, não tem problema (de acordo com a legislação russa, porque no Brasil qualquer quantidade de álcool é proibida para o motorista). A criação é da agência Red Pepper.
No Brasil
A embriaguez ao volante foi responsável pela morte de 479 pessoas nas rodovias federais no ano passado. O número é praticamente o mesmo de 2012, ano em que as penas para quem dirige depois de ingerir bebidas alcoólicas se tornaram mais rígidas. No mesmo período, o número de acidentes ocorridos por causa da ingestão de bebidas caiu de 7.594 para 6.738, uma redução de 11%.
A Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), que ajudou na elaboração da Lei Seca, estima que 54% dos motoristas brasileiros fazem uso de álcool antes de pegar o volante. Já a Pesquisa Nacional de Saúde, do Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indica que 24,3% dos motoristas afirmam que assumem a direção do veículo após ter consumido bebida alcoólica. Com informações da EBC.